Qual a influência da capacidade (mAh) das pilhas nos aparelhos?

A única influência está na duração da pilha. Uma pilha de 2000mAh, por exemplo, vai durar o dobro de uma de 1000mAh.

Para entender: o mAh é uma medida de capacidade. Imagine um aparelho que precisa de 200mA (miliampére) para funcionar... Para usar este aparelho por uma hora, é preciso de um "reservatório" de energia com capacidade de 200mAh (miliampére/hora).

Se você colocar um reservatório de 400mAh, então será possível manter o aparelho ligado por 2 horas, assim em diante.

As pilhas comuns são de 1,5V mas as recarregáveis normalmente são de 1,2V. Isso não causa problema?

Não! Em primeiro lugar, as pilhas comuns têm 1,5V de voltagem apenas quando novas. Com o uso, elas vão descarregando gradualmente até ficarem totalmente sem carga (e irem para o lixo). Pilhas recarregáveis fornecem os 1,2V constantes por praticamente todo o tempo enquanto tiverem carga. Esta diferença de voltagem não influencia a maioria dos equipamentos eletrônicos, tais como câmeras digitais, GPS, brinquedos etc., pois esta voltagem se mantém constante e bem acima da média necessária para o bom funcionamento do aparelho.

É normal as pilhas recarregáveis perderem a carga quando não usadas?

Sim, é perfeitamente normal.

Para você ter uma idéia... uma pilha recarregável de NiMH padrão do mercado perde de 15% a 20% de sua carga por mês, caso seja guardada sem uso.

Idealmente você deveria recarregar suas pilhas recarregáveis apenas quando utilizá-las.

Desta forma você garante ter carga total quando ela for necessária!

Quantas vezes uma pilha recarregável pode ser recarregada?

Isso depende de como a pilha é utilizada. Se você espera a pilha descarregar completamente antes de recarregá-la, o número de recargas totais será extremamente alto. Recargas intermediárias (sem a pilha estar totalmente descarregada) diminuem este número. Por isso não é possível dizer exatamente quantas vezes uma pilha pode ser recarregada. Mas é importante frisar que, em qualquer caso, normalmente estas pilhas podem ser recarregadas no mínimo centenas de vezes.

Qual a pilha recarregável mais indicada para o aparelho X?

Você deve comprar a pilha recarregável de maior capacidade que se encaixe em seu orçamento, pois quanto mais capacidade, mais tempo você conseguirá manter seu aparelho ligado.

Em outras palavras, apenas o formato da pilha, ou seja, se é AA (pequena), AAA (ou palito) etc. é importante. Não há qualquer problema em utilizar uma pilha recarregável de maior capacidade em seu aparelho.

Posso usar um carregador de X mA com uma pilha de Y mAh?

Em termos gerais, não importa a capacidade da pilha e a corrente do carregador. Teoricamente estes dois fatores influenciam apenas o tempo de recarga.

Você pode utilizar a Calculadora de Tempo de Recarga para saber quanto tempo leva para um carregador de X mA carregar uma pilha de Y mAh.

No entanto, carregadores "rápidos" (isto é, de alta corrente — altos números de mA) podem teoricamente diminuir a vida útil das pilhas recarregáveis.

Posso manter pilhas recarregáveis guardadas dentro dos aparelhos?

Sim, pode, desde que (como toda pilha) por um período curto de tempo.

Se seu aparelho for ficar desligado por mais de 5 dias, o melhor a fazer é retirar as pilhas e guardá-las.

Posso manter com carga as pilhas que não estão em uso?

Não há qualquer problema em manter uma pilha recarregável permanentemente com carga, pronta para ser usada novamente.

No entanto, pilhas recarregáveis descarregam-se naturalmente mais rápido que pilhas comuns... Por exemplo, uma pilha recarregável de NiMH parada perde de 15% a 20% de carga por mês!

Mas para prolongar a vida das baterias, o ideal é recarregar somente quando for utilizar a pilha.

Por exemplo, se seu aparelho requer 2 pilhas AA e você dispõe de 4, você pode manter sempre 2 pilhas em uso, no aparelho, e duas guardadas sem carga.

Por que meu aparelho nunca mostra as pilhas com 100% de carga?

Seu aparelho provavelmente está preparado para trabalhar com pilhas comuns, que são de 1,5V.

Pilhas recarregáveis são, normalmente, de 1,2V, por isso é comum o indicador de carga dos aparelho não mostrarem a(s) pilha(s) com 100% de carga, mesmo depois de uma recarga completa.

Veja nossa resposta sobre a diferença entre pilhas de 1,2V e 1,5V para entender mais sobre esta questão.

Por que as pilhas recarregáveis têm validade?

As pilhas recarregáveis contêm compostos químicos que se deterioram com o tempo. Por isso elas têm vencimento e não devem ser usada após a data especificada pelo fabricante.

Este é também o motivo das pilhas recarregáveis não "funcionarem" mais após certo número de ciclos de carga/descarga. O motivo é que os mesmos compostos químicos vão perdendo sua propriedades de armazenamento de carga.

Divulgar conteúdo