Pilhas recarregáveis podem substituir pilhas comuns em qualquer ocasião?

Não há qualquer restrição à substituição de pilhas comuns por pilhas recarregáveis.

Deve-se apenas observar as 2 principais características das pilhas recarregáveis e que as diferenciam das pilhas comuns, que são a de manter 1,2V ao invés de 1,5V das pilhas comuns; e de sua carga total ser mantida praticamente a mesma até o fim.

A primeira característica pode influenciar aparelhos especialmente sensíveis à diferença dos 1,2V para os 1,5V. Por exemplo, uma lanterna apresentará um brilho ligeiramente maior com uma pilha comum de 1,5V do que com uma pilha recarregável de 1,2V. O mesmo pode acontecer com rádios à pilha, que podem apresentar desempenho ligeiramente melhor com as pilhas com 1,5V de carga. Mas claro, isso só acontece enquanto as pilhas comuns estão novas, com os 1,5V originais. Assim que elas alcançarem os 1,2V, não haverá nada que as diferencie das pilhas recarregáveis (além do fato destas poderem ser recarregadas, enquanto as pilhas comuns irão para o lixo ao fim da carga).

A outra característica das pilhas recarregáveis é de que elas mantêm os 1,2V por praticamente todo o período de carga. Isso faz com que o monitor de carga da pilha de alguns equipamentos, indiquem que a pilha está todo tempo cheia. Na verdade eles estão informando corretamente (a pilha permanece quase todo tempo "cheia", ao invés das pilhas comuns que vão "esvaziando" aos poucos), no entanto quando o monitor avisa que a carga da pilha está acabando, é porque ela está acabando mesmo, e o melhor a fazer e recarregar as pilhas pois a carga chegou ao fim.

Veja também As pilhas comuns são de 1,5V mas as recarregáveis normalmente são de 1,2V. Isso não causa problema?.